Mensagem de Agradecimneto de Socorro do Reis

Socorro Reis]

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DE SOCORRO REIS

São Luís, 18 de junho de 2014.

 

Em outubro de 1977 (há 36 anos e 06 meses) comecei a trabalhar no Ministério Público, lotada na Procuradoria Geral de Justiça, que funcionava no Tribunal de Justiça do Estado Maranhão, instalada em apenas 05 salas, situadas no corredor do prédio, com uma estrutura administrativa reduzida e pouquíssimos funcionários, por um bom tempo, até que fomos para o prédio localizado na Rua do Egito, onde atualmente funciona o Juizado do Consumidor, melhorando consideravelmente as acomodações; mas, mesmo assim, não tínhamos as condições necessárias para desenvolver um bom trabalho. Foi nessa época que iniciei meus estudos acadêmicos na Universidade Federal do Maranhão, onde conclui, em 1996, o curso de História, cujos conhecimentos contribuíram para o meu desenvolvimento profissional.

Após algum tempo, o Ministério Público conseguiu sua sede própria, localizada na Rua Osvaldo Cruz, onde até o momento se encontra. E foi com grande alegria que acompanhei o progresso da instituição, bem como o seu reconhecimento pela sociedade maranhense.

Na verdade, dediquei minha vida profissional à Procuradoria Geral de Justiça, onde cresci individualmente: fui chefe do setor de finança, em substituição, secretária e, finalmente, após a conclusão do curso de Direito e aprovação na OAB/MA, assessora, cargo que exerci durante 05 anos (até maio de 2009), com responsabilidade, disponibilidade, humildade, alegria e muito amor no coração. Na época, abdiquei de seguir carreira na área jurídica, por inteira impossibilidade de conciliar uma nova profissão com os transtornos pelos quais vinha passando com a longa doença do meu marido (foram mais de 17 anos de sofrimentos dele, meu e de toda a família).

Vários foram os Procuradores e Procuradoras de Justiça com os quais trabalhei: uns já morreram, outros se aposentaram e alguns continuam doando seu trabalho à Justiça Maranhense, mas todos eles, com certeza, contribuíram para o meu crescimento profissional, ressaltando que a Drª Regina Lúcia de Almeida Rocha foi a última Procuradora de Justiça com quem trabalhei na Procuradoria Geral de Justiça, à qual sou profundamente grata pela confiança que me foi depositada enquanto tive o prazer de ser sua assessora.

Mas como a vida continua, em maio de 2009 fui convidada pela Drª Fernanda Carvalho, para trabalhar com o Dr. Luiz Muniz, que até então não conhecia. Confesso que, a princípio, fiquei indecisa com a possibilidade de sair do local onde conhecia todos, com os quais trabalhava e já havia feito amizades, durante mais de 31 anos, para recomeçar uma nova experiência e, graças a Deus, decidi pela última opção, vindo trabalhar no gabinete do Dr. Luíz Muniz.

Fui bem recebida pela Lígia Caldeira, a qual me recebeu com muita alegria e, desde esse momento, tornamo-nos grandes amigas. A você, querida, o meu agradecimento por esses anos de convivência maravilhosos. Você é um presente de Deus na minha vida, pois com o seu jeito especial e com sua amizade verdadeira, ajudou-me a superar momentos difíceis. Portanto, amigas para sempre.

Quanto ao Dr. Luiz Muniz, quero registrar que desde o primeiro contato que tive com o Senhor, senti uma grande alegria, pela sua maneira tão receptiva e carinhosa com que me tratou. Aquele período foi o mais difícil da minha vida (meu marido estava muito doente e veio a óbito em dezembro de 2009), e aqui encontrei, na sua pessoa, bondade, generosidade, solidariedade e amizade, que muito me confortaram naqueles pesarosos momentos e que, indubitavelmente, estimularam o desempenho das minhas funções com entusiasmo, sempre no esforço de dar o melhor de mim.

Quero agradecer, também, ao Dr. Oziel Costa Neto com quem trabalhei até a minha aposentadoria. O Dr. Oziel sempre me tratou com grande carinho, demonstrando confiança na minha pessoa e no meu trabalho.

Hoje, é um dia de muita emoção, pois a minha vida funcional foi toda dedicada ao Ministério Público Estadual. Há muito, já dispunha de tempo para me aposentar, mas sempre que pensava nisso me dava um aperto no coração. Mas chegou a hora inadiável.

Agora, inicia-se uma nova etapa na minha vida, quero dedicar parte do meu tempo à advocacia, com Iani, minha amiga muito querida, que já exerce essa atividade, sem falar que tenho dois filhos advogados, os quais também militam na profissão.

Quero, também, curtir os meus netos, que são oito. Dois já são formados: Bianca e o seu irmão Eduardo, que está fazendo mestrado na PUC do Rio de Janeiro. Tenho, também, uma neta que está terminando o curso de Direito, fazendo estágio na Defensoria Pública. Os demais, estão ainda fazendo o ensino fundamental e médio. Mas, farei tudo isso sem esquecer os grandes amigos que conquistei no Ministério Público e, dentro do possível, cultivando a nossa belíssima amizade.